A Secretaria de Saúde de Ourém informa que vem desde o primeiro caso de COVID19 no Pará em 18 de março de 2020, tomando todas as medidas necessárias para a Prevenção e Enfretamento do Novo Coronavírus no município.
Além disso, vem atendendo sistematicamente as Recomendações Ministeriais expedidas pelo Ministério Público.
Assim, vem realizando amplamente a divulgação em massa sobre o COVID19 através de carro som, mídia em internet, grupos de whatsapp e rádio local a toda a população as medidas para prevenção e controle da doença.
As unidades de saúde vêm funcionando em bloco de horas a fim de diminuir o fluxo nessas unidades e os pacientes que necessitam de atendimento vem sendo assistidos conforme a necessidade e também em seus domicílios. Além disso, as unidades básicas de saúde também vêm monitorando as pessoas que entram no município e orientando TODOS os casos suspeitos sobre o ISOLAMENTO DOMICILIAR, sendo as informações divulgadas diariamente através de Boletim Epidemiológico.
Os exames realizados obedecem aos protocolos e fluxos definidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Executiva de Saúde do Pará - SESPA.
Foram instaladas barreiras sanitárias a fim de orientar as pessoas que entram no município sobre sinais e sintomas, bem como a realização de isolamento, quarentena e distanciamento social.
Foram encaminhadas orientações, através de ofício, a todos os estabelecimentos como Bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários sobre o fluxo de pessoas nesses locais e recomendações sobre o atendimento.
Foram emitidos decretos municipais a fim de normatizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais essenciais ou não.
Dessa forma, o trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde de Ourém vem sendo realizado diariamente em uma luta árdua contra o vírus, mas também pela postura de não obediências as recomendações dos órgãos de saúde de parte da população.
Pedimos encarecidamente as pessoas FIQUEM EM CASA e só saiam em caso de extrema necessidade. Também é necessário o USO DE MÁSCARAS por todas as pessoas.
Todos nós somos responsáveis pela saúde um dos outros neste momento.
Vamos todos juntos na luta contra o Coronavírus.