CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 09/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O combate à Covid-19 é contínuo O combate à Covid-19 é contínuo
#Saúde 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura de Ourém lança edital para preenchimento de vagas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

A Prefeitura de Ourém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa o lançamento do edital para preenchimento de vagas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), através de Processo Simplificado Público, a partir de segunda-feira (26).

Serão 8 vagas distribuídas entre Zona Urbana e Zona Rural, com carga horária de 40 horas semanais e salário mensal de R$ 2.640,00, além da possibilidade de cadastro de reserva.

As inscrições serão realizadas na SEMUS nos dias 27 e 28 de Junho, e todas as informações estarão disponíveis no edital disponibilizado no Portal da Prefeitura.

Prefeitura de Ourém,

#TrabalhandoParaTodos!

#Saúde 02/12/2021 PREFEITURA MUNICIPAL DE OUREM Prefeitura Municipal de Ourém, suspende as festa de fim de ano

Diante do surgimento de uma nova variante do Coronavírus, denominada Ômicron, já identificada no Brasil e em todos os continentes, a Prefeitura resolveu pela suspensão integral das festas de Réveillon.

A decisão acontece em harmonia e concordância com o Ministério Público, após audiência do prefeito Roberto Uchoa na Promotoria de Justiça de Ourém nessa quarta-feira (2), em acato a recomendação estabelecida pela promotora Francisca Suênia Fernandes de Sá.

Além da possível quarta onda da doença com o surgimento de uma nova variante, a medida foi tomada com base nos crescentes números de pessoas contaminadas pela Covid-19 no município, com base nos informativos epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com a decisão assegurada por meio de dados técnicos, a Prefeitura destaca ainda a importância da vacinação como instrumento de enfrentamento à Covid-19 e o respeito às medidas sanitárias para controle do vírus.

Prefeitura de Ourém,

#TrabalhandoParaTodos!

#Saúde 13/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comunicado sobre o Boletim Epidemiológico

Publicado diariamente desde o início da pandemia da Covid-19, o Boletim Epidemiológico Municipal a partir dessa terça-feira será informado semanalmente, sempre às sexta-feira. Essa medida reflete no atual cenário pandêmico de Ourém. Nosso município está com número de novos casos controlados, resultado de um trabalho realizado com planejamento pelo Governo Municipal com ajuda da população no seguimento às medidas sanitárias.

Prefeitura de Ourém,

#TrabalhandoParaTodos!

#Saúde 31/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O Governo Municipal está atuando intesamente no enfrentamento a pandemia

Em virtudes de alguns comentários levianos que circulam em grupos de WhatsApp a respeito da vacinação em profissionais de saúde da rede particular, faz-se necessário nossa manifestação.

De acordo com os protocolos de imunização adotados em todas as esferas (Federal e Estadual), os profissionais de saúde de modo geral, seja da rede pública ou privada, podem ser vacinados após comprovar que é um especialista da área. Essa é uma recomendação das autoridades sanitárias e que a Secretaria Municipal de Saúde compactua por entender a importância destes profissionais na linha de frente de combate ao vírus e em estratégias fundamentais de contenção do avanço da Covid-19 no município.

O Governo Municipal está atuando no enfrentamento a pandemia com total transparência e com atualizações diárias de informativos sobre a doença. Fazemos questão de manter a população bem informada e contamos com a colaboração de todos os munícipes. Vamos continuar avançando por mais vacinas em prol da vida dos nossos ouremenses!

Prefeitura de Ourém,

#TrabalhandoParaTodos!

#Saúde 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ourém atingiu 100% de ocupação dos leitos tratamento de pacientes com Covid-19

Pela primeira vez durante a pandemia do novo Coronavírus, iniciada há mais de 1 ano, Ourém atingiu 100% de ocupação dos leitos tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal.

O município conta com uma eficiente estrutura para receber moradores acometidos pela doença, mas, infelizmente, nessa terça-feira (30), comunicamos que todos os leitos foram ocupados, gerando uma superlotação no espaço. Medidas restritivas estão impostas no Decreto Municipal 023/2021, publicado no dia 10 de março.

A Prefeitura destaca, mais uma vez, o importante papel que a população ouremense deve exercer nesse momento para contenção do vírus. Devemos caminhar juntos, sociedade civil e Poder Público, em combate ao Coronavírus.

Prefeitura de Ourém,

#TrabalhandoParaTodos!

#Saúde 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O momento é de crescente no número de casos positivos em Ourém

O momento é de crescente no número de casos positivos em Ourém e, segundo alguns especialistas, estamos dentro do período em que ocorrerá o ápice da doença no Brasil. Vamos redobrar nossos cuidados e seguir a risca todas as medidas de saúde adotadas no enfrentamento a pandemia. Com a união da sociedade e Poder Público venceremos essa batalha contra a Covid-19.

Prefeitura de Ourém,

#TrabalhandoParaTodos!

#Saúde 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO E RELAÇÃO NOMINAL DOS VACINADOS COM O CORONAVAC

PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO E RELAÇÃO NOMINAL DOS VACINADOS COM O CORONAVAC

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura Municipal de Ourém recebe primeiro lote de vacina contra o Covid-19

A Campanha emergêncial de vacinação contra o Coronavírus, abrangerá apenas 40% dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus.

O Município de Ourém, No dia 19 de Janeiro de 2021, recebeu 65 doses do imunobiológico contra a Covid-19. Seguindo o cronograma da Secretaria Estadual de Saúde (SESPA), Nesse primeiro momento serão vacinados os profissionais que atuam no hospital Municipal Luiz Carlos de Sousa.

As próximas fases serão divulgadas de acordo com o recebimento de novos lotes.

#Saúde 09/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EVENTO DE REVEILLON 2020 NA ORLA MUNICIPAL É CANCELADO

O Prefeito Municipal no uso de suas atribuições e em atendimento a Recomendação nº 15/2020/PJ/MP do Ministério Público Estadual, com o objetivo de se evitar aglomeração em áreas pública no período do final do ano, principalmente na orla municipal, cancelou a realização de evento cultural de virada do ano 2020-2021, com banda musical e queima de fogos. Os bares e restaurantes localizados na orla municipal, complexo da Concha Acústica e arredores deverão permanecer fechados no período de 18:00h do dia 31/12/2020, até 12:00h do dia 02/01/2021; bem como o acesso a área da orla municipal será restrito

#Saúde 30/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O programa Alimentação não pode parar

O programa "Alimentação não pode parar" é uma iniciativa do Departamento de Vigilância Sanitária e a Coordenação de Alimentação e Nutrição, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal de Ourém. O projeto tem como objetivo promover e apoiar os produtores de alimentos que surgiram após o início da pandemia por Covid-19, através da implementação de boas práticas de fabricação, garantindo que os alimentos cheguem com segurança à população e não haja desabastecimento, fornecendo informações corretas sobre o assunto, minimizando assim os riscos de contágio pelo novo coronavírus, inclusive entre os próprios colaboradores.

O programa iniciou com entrevista dos selecionados e visita ao local de fabricação dos alimentos, para conhecer a realidade de cada um e capacitá-los de forma mais direcionada. A segunda etapa está sendo realizada por meio de aulas via sala do whatsapp e algumas vagas presenciais obedecendo todos os requisitos de segurança estabelecido no Decreto municipal vigente. A carga horária da capacitação é de 4h divididas em 04 aulas, sendo que metade das aulas já foram ministradas. Um total de 29 futuros manipuladores de 18 estabelecimentos que estarão capacitados para produzir um alimento seguro aos consumidores Ouremenses.

A capacitação é realizada por uma equipe formada por nutricionista, médica veterinária, tecnóloga de alimentos e tecnóloga em aquicultura, experientes na área de manipulação de alimentos e inspeção. O conteúdo aborda desde os tipos de contaminação, passando por instalações adequadas e práticas de higiene. Além disso, três palestras serão ofertadas para complementar ainda mais as atividades dos manipuladores, que serão: Sobras e congelamento, Marketing digital/pessoal e Empreendedorismo, que será feita por um profissional convidado.

#Saúde 30/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de Vacinação Contra Sarampo

Devido a atual situação do Sarampo, que além da infecção pelo Covid-19, também se tornou uma preocupação em Saúde Pública, devido ocorrência de surtos na população Brasileira. De acordo com o Boletim Epidemiológico28 de Julho de 2020 do Ministério da Saúde, o Pará representa 57,6% de todos os casos de sarampo do Brasil. O monitoramento estadual detectou que, entre 01/jan e 20/jul de 2020, o Pará notificou 7.120 casos suspeitos de sarampo com 4.671 (66%) confirmados, incluídos três óbitos, 2.340 (33%) descartados e 109 (2%) permanecem em investigação. A incidência do estado é de 54,3 casos para cada 100.000 habitantes.

Visando implementar ações de proteção a população Ouremense e controlar a ocorrência de possíveis surtos, a Secretária Municipal de Saúde vem executando Campanha de Vacinação contra Sarampo. O público alvo são jovens e adultos de 20 a 49 anos. A Campanha acontece neste momento crítico de pandemia, porém o município adotou todas as medidas de segurança para sua execução, como uso de mascaras de proteção, distribuição de álcool em gel para todos os participantes, distanciamento social, informes e orientações de medidas preventivas, bem como o uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual pela equipe de saúde.

#Saúde 30/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atendimento Policlínica Itinerante Ourém

No Mês de Julho a Secretaria Municipal de Saúde de Ourém vem desenvolvendo várias ações no sentido de manter a oferta de serviços de saúde e levar promoção e prevenção à saúde da população.

Nos dias 13 e 14 de Julho recebemos a equipe da Secretaria Executiva de Saúde Pública do Estado do Pará com ações de enfrentamento do COVID19. Na oportunidade foram realizadas consultas médicas, exames e dispensação de medicamento, num total de pelo menos 500 atendimentos e 411 exames realizados.

A equipe de saúde do município de Ourém vem mantendo o monitoramento sistemático da população de suspeitos e sintomáticos para COVID19, além de intensificar as orientações quanto a prevenção e medidas de controle do vírus.

#Saúde 21/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RECOMENDAÇÃO MINISTERIAL DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE OURÉM

Promotoria de justiça de Ourém, expede 6 recomendações ministeriais para população do Município de Ourém. Segue recomendações abaixo:

#Saúde 20/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA INFORMATIVA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Ourém informa que vem desde o primeiro caso de COVID19 no Pará em 18 de março de 2020, tomando todas as medidas necessárias para a Prevenção e Enfretamento do Novo Coronavírus no município.

Além disso, vem atendendo sistematicamente as Recomendações Ministeriais expedidas pelo Ministério Público.

Assim, vem realizando amplamente a divulgação em massa sobre o COVID19 através de carro som, mídia em internet, grupos de whatsapp e rádio local a toda a população as medidas para prevenção e controle da doença.

As unidades de saúde vêm funcionando em bloco de horas a fim de diminuir o fluxo nessas unidades e os pacientes que necessitam de atendimento vem sendo assistidos conforme a necessidade e também em seus domicílios. Além disso, as unidades básicas de saúde também vêm monitorando as pessoas que entram no município e orientando TODOS os casos suspeitos sobre o ISOLAMENTO DOMICILIAR, sendo as informações divulgadas diariamente através de Boletim Epidemiológico.

Os exames realizados obedecem aos protocolos e fluxos definidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Executiva de Saúde do Pará - SESPA.

Foram instaladas barreiras sanitárias a fim de orientar as pessoas que entram no município sobre sinais e sintomas, bem como a realização de isolamento, quarentena e distanciamento social.

Foram encaminhadas orientações, através de ofício, a todos os estabelecimentos como Bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários sobre o fluxo de pessoas nesses locais e recomendações sobre o atendimento.

Foram emitidos decretos municipais a fim de normatizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais essenciais ou não.

Dessa forma, o trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde de Ourém vem sendo realizado diariamente em uma luta árdua contra o vírus, mas também pela postura de não obediências as recomendações dos órgãos de saúde de parte da população.

Pedimos encarecidamente as pessoas FIQUEM EM CASA e só saiam em caso de extrema necessidade. Também é necessário o USO DE MÁSCARAS por todas as pessoas.

Todos nós somos responsáveis pela saúde um dos outros neste momento.

Vamos todos juntos na luta contra o Coronavírus.

#Saúde 08/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
#Saúde 27/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Informamos a população de Ourém que até o presente momento, 27 de março de 2020 às 19h, o Município NÃO TEM casos suspeitos ou confirmados do CORONAVÍRUS (COVID-19). No momento a equipe de saúde realiza monitoramento de viajantes que estiveram em área de circulação do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde reforça as medidas preventivas e a recomendação de isolamento social a fim de controlar a circulação do vírus

#Saúde 27/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RECOMENDAÇÃO MINISTERIAL DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE OURÉM
#Saúde 02/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cerimonia marca a entrega de Kit com material de trabalho para os ACS’s e ACE’s de Ourém A Prefeitura de Ourém através da Secretaria Municipal de Saúde cumpriu acordo firmado com a categoria
www.ourem.pa.gov.br
Emitido dia 24/04/2024 às 15:12:09